Boletus edulis
Cantharellus cibarius
Cantharellus lutences
Hydnum repandum
Lactarius deliciosus
Boletus edulis | Boletus phinipholius (míscaros, cepes)
Os boletos são vulgarmente denominados por míscaros ou níscaros.O nome da espécie provem do Latim, apelidado por vários autores como o “Rei dos Boletos”, é unânime a sua excelente comestibilidade. O seu habitat natural são árvores de carvalho, pinheiro no caso do edulis e exclusivamente pinheiro no caso do pinicola e frutificam do verão ao outono, na época de chuvas constantes.
Carne firme e sabor inconfundível tornam estas espécies extremamente procuradas, dono de um sabor intenso que se mistura maravilhosamente numa infinidade de pratos.
​
Época de colheita
Setembro a Janeiro
Cantharellus cibarius (rapazinhos, cantarelas, canários, sanchas)
Muito conhecido e apreciado. Aproveita-se na totalidade e a sua carne nunca se estraga. Pode secar-se ou salgar-se, utiliza-se em guisados, grelhados, e até em sobremesas…É rico em aminoácidos e vitamina A.
Valor nutricional
Proteínas: 1,5; Gorduras: 0,0; Carbo-hidratos: 7; Energia: 38 kcal.
​
Época de colheita
Janeiro a Dezembro
Cantharellus lutences (trompete amarelo)
Ele é um bom cogumelo comestível podendo ser consumido em fresco ou desidratado. Dá um toque especial a qualquer receita com ovos, além de salteados, panados. Podendo mesmo ser usados em sobremesas.
​
Época de colheita
Outubro a Fevereiro
Lactarius deliciosus (sanchas, pinheiras)
É um dos membros mais bem conhecidos do género Lactarius, na ordem Russulale. Caracteriza-se pelo seu leite laranja ao cortar as bases das suas lâminas, oxidando logo de seguida dando um aspeto azulado inconfundível. Extremamente saborosos em arroz, estufados e salteados.
​
Época de colheita
Outubro a Dezembro
Hydnum repandum (língua de gato ou pé de carneiro)
Este cogumelo mais vulgarmente conhecido por pé de carneiro possui uma característica que os distingue dos outros cogumelos silvestres tornando-os inconfundíveis que são as suas agulhas sob o chapéu branco amarelado.
Estas agulhas devem ser retiradas antes de cozinhar, pois são bastante amargas. Possui um sabor forte que combina especialmente com carnes.
​
Época de colheita
Outubro a Fevereiro